sábado, 2 de março de 2013

Record: Um Canal que Incomoda Muita Gente





Houve um tempo em que a Record era apenas mais um canal de televisão. Do tipo que nunca chamou a atenção e portanto não incomodava ninguém. E agora? O que acontece com a Record? E com os outros meios de comunicação e mídia na Internet “pro Globo”?

A Crônica da TV hoje vai trazer para você, uma história que precisa ser contada.

Transformando Água em Vinho


       Começa uma Jornada Difícil


Edir Macedo - Dono da Rede Record
Todos sabem, a Record foi comprada pelo Bispo Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. E portanto começa aí a sua “Peregrinação” em busca de sobrevivência no mundo televisivo. Desde então foi alvo de ataques e acusações, montadas pela Rede Globo de televisão. E muito bem arquitetadas diga-se de passagem. A Globo com o seu poder de manipulação aguçado, moveu céus e terras para jogar o Bispo Macedo atrás das grades. Queimando assim a imagem da Record que prometia renovação e sempre deixou claro que buscaria e brigaria pela liderança.

Ali, naquele momento, começara uma jornada que precisava de planos e estratégias bem definidas. Mudanças na forma de fazer televisão. Era a hora de preparar o alicerce do canal para não afundar na primeira tempestade.

E o tempo passou e a Record ficou ali, na sua, tentando de tudo para se renovar, se reinventar e porque não dizer: OUSAR.

    2007 o Ano da Mudança


Foi somente a partir do ano de 2007 que a Record conseguiu consolidar o segundo lugar de audiência na média nacional. Deixando para trás o SBT do Silvio Santos. Demorou muito mas a Record com trabalho, planejamento e vontade de avançar, conquistou o seu público e passou a incomodar de verdade.

O SBT até então nunca havia se preocupado com nada, pois nunca desejou o primeiro lugar. Para o Empresário e comunicador de maior sucesso no país, o segundo já era o suficiente. E não é preciso ser perito em nada para dizer que quando você fica acomodado com uma situação, significa que nada está fazendo para melhorar.

Com os avanços da Rede Record e as mudanças no SBT na sua grade sem nenhuma estratégia ou planejamento, o SBT foi perdendo seu público, que literalmente mudou de canal.
A Record tem hoje, o segundo maior núcleo televisivo da América Latina. Isso é para ser respeitado.

Faturamento Histórico para a Record


No ano de 2010, o faturamento anual da Record foi de R$ 2,7 bilhões. Sim, isso mesmo, um faturamento 25% maior do que o faturamento do ano de 2009. Um crescimento considerado um fenômeno, para um canal que já passou por tantas crises financeiras no passado.

Como se somente isso não bastasse, dois anos depois, o faturamento da Record, passou a ser de R$ 3,5 bilhões (segundo informações divulgadas pelo Bispo).

Ora todos sabemos que um canal só consegue se firmar no patamar dos grandes canais de TV, se entrar mais dinheiro do que sai. E isso a Record tem feito. E talvez por isso incomode tanto. Sabe por quê? Simples, com mais dinheiro, mais investimentos, novas contratações, compra de equipamentos modernos e de maior qualidade. Assim se faz um canal de sucesso comercial.

Dados Curiosos na Teledramaturgia da Record


A compra da Record pelo Bispo Macedo se deu na década de 80.

Antes disso, entre 1964 e 1977 foram produzidas pelo canal, 38 novelas.
Entre 1999 – 2004, quando a Record ainda era um canal em mudanças e com pouca experiência em produções de telenovelas, foram produzidas 13 novelas. Com resultados razoáveis.

As duas Isaura lado a lado
A partir do segundo semestre de 2004, foi o ano da retomada da Record com produção telenovela, agora com maior e melhor planejamento. Em sua fase mais madura, a Record, ousou e arriscou produzir e colocar no ar uma novela de época. Colocando o ex-global Tiago Santiago para escrever, junto com Anamaria Nunes, o remake de A Escrava Isaura. A novela foi ao ar em outubro de 2004.

Seguindo a linha de telenovelas de época, dado o sucesso estrondoso de A Escrava Isaura, estrelado pelo grande xodó da Record, Bianca Rinaldi. Entra no ar a novela Essas Mulheres de Marcílio Moraes e Rosane Lima, novela que era baseada em três obras literárias e consagradas de José de Alencar, Senhora, Diva e Lucíola. Estrelado por Cristine Fernandes, Miriam Freeland e Carla Cabral (na época, usava o nome de Carla Regina). Um dos textos mais poéticos que eu já tinha visto na televisão.

Sucesso = Trabalho e Planejamento


Assim foram acontecendo os sucessivos contratos, normalmente trazendo para a casa, consagrados autores e profissionais, que já tinha experiência na Globo, que é a maior produtora de Telenovelas e produtos no segmento dramaturgia.
Chegou, Lauro César Muniz, Cristianne Fridman, Margareth Boury, e recentemente, Carlos Lombardi para ajudar a aumentar os escritores do canal. Além dos consagrados diretores que o canal tem: Alexandre Avancini, Ivan Zettel e outros grandes profissionais.

As Pedras no meio do caminho


Mas, como nem tudo são flores. A Record em meados de 2012 pagou por suas escolhas ruins. Mudanças na direção do canal, mudanças de grade sem prévio aviso ao telespectador, fizeram o público começar a mudar para outros canais.

Paloma Duarte - Nameless de Máscaras
Uma novela excelente como Mascaras do sempre genial, Lauro César Muniz, foi a primeira a sofrer as consequências disso tudo. A novela que substituía o já sucesso e vencedor de prêmios, Vidas em Jogo, de Cristianne Fridman. Não agradou, e como os números não eram satisfatórios. A novela ia ao ar, cada dia em um horário e cada dia mais tarde.

Mas o trabalho foi feito pelos autores e elenco. E apesar de encurtada em aproximadamente 100 capítulos, a história foi contada. E deixou o público, apesar de pequeno, satisfeito com os desfechos, que fugia das soluções fáceis que normalmente acontecem nas novelas tradicionais.

Gisele Joras, que começou sua carreira como escritora de novelas na Record, foi chamada às pressas para adiantar os capítulos de sua novela.Balacobaco foi ao ar, com produção acelerada, sem tempo hábil de preparação de elenco, direção e produção de modo geral. E prometia resgatar o público. Mas não aconteceu de cara. A novela sofreu justamente pela falta de planejamento. E há pouco tempo, enfim, depois de corrigidas pequenas falhas, está encaminhando bem, e tem um bom roteiro e já completamente bem amarrado pela talentosa escritora, que mostrou que sabe trabalhar sob pressão.

Rebelde, a novela reescrita por Margareth Boury, não conseguiu repetir o seu sucesso, em sua segunda temporada. Motivos? Não precisaria repetir mas eu faço questão: mudanças de horário constantemente. Foi encerrada também muito antes do previsto porque os números não correspondiam nem as expectativas e nem tampouco aos gastos.

Assim, a Record pagou por um erro seu, grades voadoras afastaram o público.

A retomada


Agora, com várias mudanças, nas direções dos núcleos do canal, e aprendendo com os próprios erros, a Record, inicia um processo de mudanças no jeito de fazer novelas. Essas que na maioria das vezes chegavam a 250 capítulos, onde os autores eram obrigados a criar as famosas “barrigas” para segurar o texto no ar.

A ordem agora é planejar e escrever novelas mais curtas. Balacobaco terá aproximadamente 150 capítulos. A sua substituta, Dona Xepa, de Gustavo Reiz, tem uma previsão de 90 capítulos. Que são mais ou menos quatro meses e meio no ar. Esta já sendo produzida e já gravada. Em seguida vem o primeiro texto de Carlos Lombardi no canal, que deve ir ao ar a partir de agosto. Também já em pré-produção e seleção e escalação de elenco.

Lembrando que toda a equipe e direção da maior produção da Record em qualidade,José do Egito, serão os mesmos da novela do Carlos Lombardi. Então, podemos esperar uma superprodução, com toda a certeza.
Agora o público começa a se identificar novamente com o canal, e apostar e até esperar para ver as mudanças no ar.

Errata: por uma falha do colunista que vos escreve, troquei o nome da Televisa por "Telefe" (risos altos) . Minha máxima culpa, "sorry". Mas agradeço ao leitor WALLISSON pelo prévio aviso. Segue abaixo correção:
Ainda há de ser escrita uma nova produção mexicana, com a Televisa, por questões contratuais, caso o contrato não seja rescindido. Portanto há de se esperar uma nova produção ainda este ano.

Incomodando de Novo


E assim, a Record volta a incomodar. Críticos parciais e pro-Globo, andam plantando nas mídias, notícias falsas e fofocas afim de manchar o grande trabalho em dramaturgia que o canal vem fazendo. Contratados do canal são as atuais vítimas.
Maytê Piragibe, o marido e também ator Marlus Cruz e a filha Violeta
A atriz Maytê Piragibe que está no elenco de José do Egito, foi a mais recente vítima do colunista Flávio Ricco que publicou em sua coluna que “dizem” que a atriz não quer beijar em suas cenas, por proibição do marido. Talvez o mesmo colunista, tenha esquecido de pesquisar que o seu marido, Marlos Cruz é também ator. Em resposta, nas redes sociais a atriz, disse o seguinte: “sou uma atriz profissional”. Pronto, basta essa resposta para o colunista, que nitidamente faz de tudo para manchar a imagem da Record.

Outra notícia foi a de que o Edu Guedes, um dos apresentadores do Hoje em Dia, não iria renovar com a Record, e que teria sido procurado por outros canais. (risos altos). Em resposta o apresentador da Revista eletrônica matutina da Record, disse no Programa da Tarde: “Meu contrato com a Record vai até 2018, não tenho interesse em deixar a Record”.

Acha pouco? Pasmem, algum colunista mal informado e por falta de pauta em sua “coluna”, escreveu que Bianca Rinaldi não renovaria seu contrato também e que estaria indo para a Globo. Sabe porque? Ela e o seu marido foram almoçar com o autor Global, Agnaldo Silva.

Mas fiquem calmos, segundo a própria atriz, a renovação de seu contrato já está sendo providenciado e negociado. Mesmo porque ela já está escalada para a novela do Carlos Lombardi.
Ainda duvida que estão tentando barrar o crescimento da Record? Basta sentar e esperar pelas próximas “notícias” e depois me diga se estou exagerando.


Abraços com respeito ontem, hoje, amanhã e sempre.

Até a próxima.

De acordo com o site http://www.recordistas.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário