sábado, 13 de julho de 2013

Relembre atores que brilharam na Record antes de voltar para a Globo

VIRA-CASACAS
Em “José do Egito”, o faraó teve um sonho curioso e somente José pôde interpretá-lo. Deus falou ao rapaz que o país passaria por sete anos de fartura e, em seguida, enfrentaria sete anos de fome. Curiosamente, a Record vive – ao menos até agora – algo parecido.
Entre 2004 e 2011 (sete anos!), a teledramaturgia da emissora experimentou “vacas gordas”. Com uma consolidada produção de novelas, a Record desfalcou o elenco da Globo e arrebatou estrelas até então inalcançáveis pela concorrência.
Durante os bons anos, diversos ‘globais’ que migraram para a rival viram suas carreiras deslancharem com a oportunidade de encarnar grandes papéis. Atores de renome que na Globo eram do “banco de reservas” se tornaram “craques do time” e a Record, por muito tempo, floresceu.

O fato é que 2011 foi o último ano ‘gordo’ da dramaturgia da emissora. De lá para cá, folhetins naufragaram na audiência e o
 RecNov perdeu grande parte de seus funcionários. Com a terceirização a caminho, o banco de atores da emissora sofreu duros golpes. As perdas, porém, não vêm de hoje.Nomes que hoje estão entre os principais da Globo já deram expediente na concorrência, protagonizando novelas que caíram no gosto popular. Os tempos, porém, parecem ter mudado. Assim como na história bíblica, a emissora já sente o gosto amargo das “vacas magras” e resta ao mercado esperar que a fase ruim não dure tanto quanto a do Egito.
Gradualmente, a Globo recuperou nomes importantes, que protagonizaram as melhores novelas da história de sua concorrente. O RD1 promoveu um levantamento e elencou um time de ‘craques’ que já passaram pela Record, mas que hoje brilham em sua mais odiada concorrente.
Além disso, selecionamos também nomes que estão afastados da TV ou que não renovaram contrato com a emissora que sonha em voltar aos tempos de outrora.
Confira:
Gabriel Braga Nunes viveu anos de ouro na Record
Gabriel Braga Nunes viveu anos de ouro na Record
Gabriel Braga Nunes
Gabriel era um ator do segundo escalão da Globo – que mal deve ter notado sua perda – quando se transferiu para a Record em 2005.
Tudo mudou, porém, quando o ator compôs três protagonistas impecáveis na emissora da Barra Funda. Em “Essas Mulheres” (2005), Gabriel encarnou o mocinho Fernando Seixas, personagem do autor José de Alencar, arrancando aplausos da crítica especializada.
Sua performance como o Antônio Maciel de “Cidadão Brasileiro” (2006) e o Tony Castellamare de “Poder Paralelo” (2009) também impressionaram e lhe renderam o título informal de principal ator da Record. Neste ínterim, Gabriel ainda teve tempo de encarnar um vampiro cruel em “Caminhos do Coração”.
Quando o autor Lauro César Muniz começou a idealizar “Máscaras” (2012), Gabriel já estava pré-escalado para protagonizá-la, mas acabou retornou à Globo em 2011.
Em sua ‘terra natal’, encarnou o vilão Léo de “Insensato Coração” e protagonizou “Amor Eterno Amor”. Atualmente, Braga Nunes é um lobisomem no remake de “Saramandaia”.
Marcelo foi o vilão Bruno de "Poder Paralelo"
Marcelo foi o vilão Bruno de “Poder Paralelo”
Marcelo Serrado
Quando foi para a Record em 2005, Marcelo já acumulava 33 trabalhos na Globo, entre papéis de destaque e simples ‘pontas’. Na concorrente, Serrado protagonizou “Prova de Amor”, uma das novelas de maior sucesso da história da emissora.
Na trama de Tiago Santiago, Marcelo era o mocinho Daniel Avelar e sofreu bastante nas mãos de Lopo Júnior (Leonardo Vieira). Quando poucos achavam que Serrado poderia se destacar mais, o ator encarnou o cruel Nogueira em “Vidas Opostas” e arrebatou público e crítica, compondo um papel considerado por muitos como o maior de toda a sua carreira.
Em 2009, foi o antagonista Bruno em “Poder Paralelo”, alcançando a marca de três grandes papéis consecutivos. Muitos imaginavam que sua carreira seria prejudicada quando, a pedido do autor Aguinaldo Silva, retornou à Globo, onde poderia vir a ser “apenas mais um”.
Marcelo, porém, brilhou na pele do mordomo Crô, de “Fina Estampa” (2011), e manteve na Globo o status de astro adquirido na Record.
Tuca Andrada está em alta na Globo
Tuca Andrada está em alta na Globo
Tuca Andrada
O polivalente Tuca Andrada era figura constante em produções globais, sempre encarnando personagens secundários, mas ainda assim obtendo destaque graças a atuações seguras e convincentes. Foi assim que, após mais de 20 trabalhos, Tuca foi para a Record.
Lá, participou das bem sucedidas “Cidadão Brasileiro” e “Poder Paralelo”, encarnando personagens-chave em ambas. Esteve presente também na trilogia “Caminhos do Coração” até que, finalmente, descansou a imagem por alguns meses. Por não desejar ter vínculos longos e para se dedicar ao teatro, o ator optou por não renovar seu contrato com a Record.
Uma ano depois voltou para a Globo, onde já emendou quatro bons trabalhos, e está no ar como o Ronaldo da nova “Malhação”.
Na Record, Lavínia teve dois grandes papéis
Na Record, Lavínia teve dois grandes papéis
Lavínia Vlasak
Conhecida por sua beleza peculiar, Lavínia havia vivido a marcante Estela em “Mulheres Apaixonadas” (2003), mas, mesmo após o sucesso, não recebeu outra grande personagem e vinha tendo uma trajetória apagada, até se transferir para a Record em 2005.
Na nova Casa, foi mocinha em “Prova de Amor” e vilã em “Vidas Opostas”, dois grandes sucessos. Engravidou e, consequentemente, passou longo tempo fora da TV. Quando estava pronta para retornar, a Record já não era a mesma e Lavínia acabou não ganhando novo contrato.
Após cinco anos longe das novelas, retomou sua carreira na Globo com uma pequena participação em “Insensato Coração”. Desde então, porém, não voltou mais aos folhetins.
Maria Ribeiro foi a amarga Mical de "Rei Davi"
Maria Ribeiro foi a amarga Mical de “Rei Davi”
Maria Ribeiro
Atualmente no ar em “Copa Hotel”, série do canal por assinatura GNT, onde também exerce a função de apresentadora do talk show “Saia Justa”, Maria Ribeiro esteve entre as principais estrelas da Record durante quase dez anos.
A esposa do global Caio Blat teve papéis de destaque em novelas como “A Escrava Isaura”, “Prova de Amor”, “Os Mutantes” e “Poder Paralelo”, além de ter encarnando a marcante vilã Mical na bem sucedida série “Rei Davi”, até decidir não renovar seu contrato com a Casa.
Como o GNT é uma propriedade da Globo, especula-se que Ribeiro poderá ser vista em alguma futura produção da emissora.
Daniel Boaventura se tornou uma estrela global
Daniel Boaventura se tornou uma estrela global
Daniel Boaventura
Embora já fosse experiente quando se transferiu para a Record e tenha feito apenas uma novela na emissora, “Essas Mulheres” (2005), torna-se impossível não incluir Boaventura na lista de grandes perdas da Barra Funda devido ao boom pelo qual sua carreira passou após seu retorno à Globo.
O ator encarnou durante um longo tempo o diretor Adriano de “Malhação” e logo depois acumulou bons papéis em novelas como “Cama de Gato” e “Passione”.
Mais surpreendente ainda foi a explosão de sua verve musical. Cantando música internacional, Daniel vendeu milhares de CD’s e DVD’s e hoje, decididamente, está entre os principais atores da Globo.
Ewerton na pele do deformado Belchior
Ewerton na pele do deformado Belchior
Ewerton de Castro
Dono de um extenso currículo de serviços prestados à TV e ao cinema, encarnou o memorável jardineiro Belchior em “A Escrava Isaura” (2004).
Na Record, esteve ainda em novelas como “Essas Mulheres” e “Chamas da Vida” (2008). Apesar do grande renome, está longe da TV desde a minissérie “A História de Ester” (2010).
Por motivos incertos, não renovou seu longo contrato com a Record e sua saída  foi considerada como uma das maiores baixas no time de veteranos da Casa.
Luma Costa é um dos destaques da elogiada "Pé na Cova"
Luma Costa é um dos destaques da elogiada “Pé na Cova”
Luma Costa
Ganhou destaque ao protagonizar “Luz do Sol” (2007), uma das novelas mais apagadas da nova fase de dramaturgia da Record, e continuou na emissora em “Poder Paralelo”. Chegou a ser apontada como uma das grandes promessas da Casa, mas preferiu não permanecer lá após ser sondada pela Globo
Na platinada, teve um papel de médio porte em “Fina Estampa”, mas despontou de verdade ao encarnar a ousada Odete Roitman do seriado “Pé na Cova”. Através da personagem, se tornou queridinha do autor Miguel Falabella e ingressou na galeria de mulheres cobiçadas pelas revistas masculinas.
Ana Beatriz esteve na Record, mas logo voltou à Globo
Ana Beatriz esteve na Record, mas logo voltou à Globo
Ana Beatriz Nogueira
A Record teve nas mãos uma das melhores atrizes da TV brasileira, embora receba pouco destaque da mídia. Antes de brilhar em novelas como “Ciranda de Pedra” (2008) e “A Vida da Gente” (2011), Ana Beatriz Nogueira teve duas atuações impecáveis nos folhetins “Essas Mulheres” e “Bicho do Mato” (2006).
A emissora, porém, não conseguiu segurar a estrela, que retornou à Globo e atualmente está em “Saramandaia”. Sempre disputada por diversos autores, Ana Beatriz não possui um contrato de longo prazo com a Globo, mas já conseguiu alcançar o privilégio de poder selecionar papéis.
Recentemente, pediu para ‘morrer’ em “Salve Jorge” por estar insatisfeita com a apatia de sua personagem na trama.
Bianca, símbolo da Record, deve ir para a Globo
Bianca, símbolo da Record, deve ir para a Globo
Bianca Rinaldi
Embora tecnicamente ainda esteja na Record, a saída de Bianca Rinaldi já tem data marcada: 31 de julho. Seu destino natural deve ser a Globo, onde poderá ganhar papel de destaque na próxima trama do autor Aguinaldo Silva.
Bianca é um dos símbolos do ‘caminho da liderança’ que a Record tentou trilhar e sempre foi a primeira-dama da dramaturgia da emissora. Na Casa, Bianca sempre foi protagonista de todas as novelas que atuou. E não foram poucas: “A Escrava Isaura”, “Prova de Amor”, “Caminhos do Coração” e “Ribeirão do Tempo” (2010).
Sua trajetória na emissora se encerrou com a minissérie “José do Egito”. Há quem diga, porém, que a nova direção da emissora pode reverter o quadro e segurar a atriz para futuras produções.
rd1

Nenhum comentário:

Postar um comentário